Como se Destacar na Dinâmica de Grupo

24 04 2008

 

Depois de enviar o currículo, ficar aguardando alguma resposta, ter o currículo escolhido, chega a fase mais temida por todos: a Dinâmica de Grupo ! E olha que essa é apenas mais uma das etapas no processo de seleção de grandes empresas.

Depois dela, ainda virão entrevistas, testes de aptidão, línguas, conhecimentos gerais…e por ai vão…

Mas vamos ao que interessa, a tal da Dinâmica…

Essa fase é o ponto de partida sua aprovação ou reprovação, por isso é preciso se preparar.

Todas as suas atitudes serão avaliadas, desde o modo como você se apresenta, até o desfecho e a despedida. Mas relaxe, não há o que temer. Como já disse anteriormente, o segredo é se preparar física e psicologicamente.

É importante saber que você precisa ter o perfil que a empresa está procurando, caso você não passe dessa fase, não, possivelmente você não fez nada de errado, a Empresa é que procura alguém diferente de você. Se você não acredita que pode chegar lá, quem irá acreditar ? Essa frase pode parecer batida, mas é a mais pura verdade.

 

O que você não deve fazer :

Não ser exagerado;

Ser sem limites;

Desrespeitar qualquer pessoa

Não ser cordial

Não se mostrar educado

Não conhecer a empresa e o mercado onde ela atua

Falar demais

Falar de menos

Mostrar apatia

Mostrar desinteresse

 

O que você deve fazer:

Buscar informações sobre a Empresa e sobre a vaga

Ter conhecimentos gerais

Manter-se atualizado

Mostrar tranqüilidade e calma

Ser natural

Saber se expressar

Ter clareza e objetividade ao falar

Participar da atividade com dedicação

Vestir-se bem, mas sem exageros.

Ser otimista

Ter energia positiva

Confiar no seu taco

 

Todo candidato chega à dinâmica com uma “máscara”, isso é natural. Todos fazem isso. O ideal é usar a máscara certa. Quem está aplicando a atividade tentará, sempre, descobrir quem está por trás dessa máscara  e eles são treinados para isso, ou são psicólogos que estão buscando entrar por trás dessa máscara, uma pessoa que seja adequada ao perfil que a empresa procura.

Seja bem informado, minimamente inteligente e seja um pouco ator. Um pouco…

Tenha interesse (ou finja ter) pelo que os outros candidatos estão falando. Esse é um dos pontos principais que o Recrutador estará observando. Deixe que as pessoas falem e faça com que todos te ouçam quando estiver falado. Tom de voz baixo não é legal, se for o seu caso, treine projeção de voz. Não é gritar, é projetar a voz. Treine lendo algum texto em voz alta como se quem te ouvisse estivesse na cozinha da sua sala, mas sempre sem gritar.

Se alguém criticar a sua fala, ou se contrapor, você deve dizer “levarei em conta sua observação” E tente manter sempre um sorriso simpático no rosto, a menos que você perceba que está muito falso e sua bochecha está doendo.

Boa sorte !

 

About these ads

Ações

Information

4 responses

8 05 2008
Thais Andrade

Adorei as dicas!!! Bem atuais e tudo a ver . Retrata com naturalidade como nos sentimos e como tentamos agir numa dinâmica me identifiquei… Adorei o final com humor “bochecha doendo” rsrsrsrs
Só não gostei do nome do blog, pq existem dicas de como arrumar emprego e não como não arrumar emprego… ficou estranho….
Sobre as dicas de vagas gostei tb bem, vcs selecionadas as vagas empresas de grande porte sérias , com bom nome no mercado….continuem e incluam mais…
Já que vcs dão dicas de comportamento para dinâmicas de grupo seria legal darem tb dicas de comportamento /atitudes para as entrevistas que os candidatos tem que fazer…
Valeu!

8 05 2008
Mônica

Dicas muito boas!
Adorei!

8 05 2008
liviatoledo

Olá Thais !
Adoramos o seu comentário e levamos em consideração sua observação à respeito do nome do blog, ainda estamos discutindo os benefícios e as possíveis falhas deste nome. É capaz que mudemos sim, mas ainda precisamos analisar outros aspectos. De qualquer jeito, foi extremamente valioso seu comentário. Pesquisaremos informações e dicas para “arrasar” numa entrevista de emprego, por isso, não deixe de conferir !!!!

Obrigada!

Até mais.

18 09 2008
João Paulo

Então, hoje vou ter a minha primeira dinâmica, quero dizer que foi de bom proveito o texto que li acima, pois me identifiquei e espero por em prática…
Vou até sair de casa sorrindo rsrsrsrrss

obrigado por vcs se peocuparem comas as pessoas que tem um pouco de medo ou ansiedade e etc…

sucesso a todos !!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: