Para se dar bem na entrevista

17 05 2008

A primeira coisa que chama a atenção do entrevistador é a sua aparência.  Por isso, faça o máximo de esforço para não desapontá-lo logo no primeiro contato de vocês. Tente chegar uns 30 minutos antes do horário marcado, pois se estiver calor, ou você teve que andar depressa, dará tempo de lavar o rosto e tirar o suor. Vista-se de maneira discreta e formal. (veja mais dicas sobre isso na categoria “dicas” do blog) Sorria ao se apresentar ao entrevistador, não fale baixo demais, não fale alto demais e principalmente não fale demais, a ponto de não permitir os questionamentos de entrevistador.  
Passado esse primeiro contato, chamado de contato visual, o próximo passo é responder objetivamente as perguntas feitas e caso você tenha alguma dúvida, independente de qual seja ela, diga: “Terei todo o prazer em responder, mas antes você pode me esclarecer uma coisa…”Seja sempre, impreterivelmente, muito educado. Neste caso, você não pecará pelo exagero. Fale pausadamente, respire fundo (caso comece a gaguejar) e sempre que couber um sorriso maroto, o faça.
O terceiro passo é se mostrar interessado pela vaga, mas sem demostrar desespero. Por mais que você esteja há 3 anos desempregado, você até pode dar essa informação, caso lhe seja perguntado, mas nunca demonstre desespero.

Pergunte sobre a remuneração, os benefícios, o horário, tudo isso mostra que você é uma pessoa que sabe o seu valor e não está ali à toa. Pense nisso, o entrevistador escolhe você, mas é preciso que você escolha a empresa, então não fique por baixo.   
Não se preocupe com perguntas complexas, pare e pense antes de responder. Nessas horas parece que dá um branco na nossa mente só de ouvir uma palavra mais bonita ou mais “culta”. Muitas vezes é justamente esse o teste.
 Para finalizar, se perceber que a vaga é uma “fria”, seja humilde, agradeça o entrevistador e diga que realmente não era o que você estava procurando e bola pra frente!

 

LiviaToledo

Anúncios

Ações

Informação

6 responses

19 05 2008
Simone

Livia,

Você colocou de forma clara e objetiva a forma ideal do entrevistado se portar
durante o processo seletivo. As vezes os aspectos obvios do comportamento do
entrevistado devem ser repassados tendo em vista o nervosismo no momento
da entrevista e você os apontou brilhantemente.
Abraços,
Simone Kanarik

28 05 2008
liviatoledo

Muito obrigada pelo comentário Simone.

Continuarei postando informações claras e objetiva para satisfazer nossos leitores.

Fico muito feliz por ter gostado.

Volte sempre!

Abraços

28 05 2008
Daniel Freire

Livia,

Muito bom suas sugestões, principalmente acerca de sabermos nosso valor no mercado de trabalho.
Saber também um pouco sobre a empresa é importante, como exemplo cito uma visita na home page da mesma, caso tenha, para saber mais ou menos quanto tempo esta empresa está no mercado, quais os produto ou serviços que ela oferece, isto dará ao candidato uma base se a empresa já está estabilizada ou em crescimento.
Sem dizer que isto mostra que o candidato está realmente interessado em fazer parte da equipe e não apenas querendo um “emprego”.

Beijo!
Daniel Guimarães Freire

28 05 2008
liviatoledo

Exatamente Daniel, é preciso mostrar interesse em primeiro lugar, e a forma mais fácil e acessível é procurando o máximo de informações sobre a empresa para não dar nenhum “fora”…

Obrigada pela visita e pelo comentário Daniel !

Agradecemos também a interação, volte sempre ! Terá posts fresquinhos!!!

Beijos

12 06 2008
Daniel Oliveira

Boa tarde!
Parabéns pela matéria, foi muito bem elaborada, porém, tenho uma duvida, em uma entrevista onde não sei qual o tipo de roupa mais adequado a usar (terno, socical basico)… o que fazer?

bjos
Obrigado

24 08 2008
Antonio

Agradeço , parabens , mas ainda tenho uma pergunta , e se estou estudando inglês e o teste for em inglês, devo pedir uma ajuda ou que pergunte em português?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: